Espírito Santo o Consolador.
Pessoa maravilhosa do Espírito Santo, seus atributos, seus dons, sua pessoa e seu ministério.
Jo 14 16 e 26
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
INTRODUÇÃO
1 E SUCEDEU que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
(At 19.2b), esta era a situação que se encontravam alguns discípulos em Efesos, eram discípulos sinceros que até mesmo eram membros da Igreja, pois já haviam sido batizados nas águas, que, devido à falta de um melhor ensinamento foram privados das bênçãos do Espírito Santo, que lhes proporcionariam condições adequadas para uma vida de testemunho poderoso “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra (At 1.8).
Este fato tem se repetido ainda hoje, pois muitos crentes tem tido pouco ou nenhum conhecimento a respeito do Espírito Santo, eis o motivo de tanta fraqueza espiritual e frieza em nossas igrejas
(“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mt 22.29;
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” Os 4.6).
Segue abaixo alguns pontos simples porem indispensáveis para a vida de todo àquele que quer conhecer a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, que deixou o céu para estar conosco nos ajudando a servir ao nosso Salvador Jesus Cristo, porém de tudo que Deus tem nos dado, estaremos compartilhando com você.
Oremos a Deus que ilumine nosso entendimento para receber a Palavra de Deus e através deste estudo o Espírito Santo tenha liberdade em dirigir a nossa vida e que os dons de Deus se manifestem em nosso ministério pessoal em nome de Jesus.
A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
A Bíblia revela o Espírito Santo como Pessoa, com sua própria individualidade
(2 Co 3.17,18 –17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Hb 9.14 – Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
1 Pe 1.2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.).
Ele não é simplesmente uma influencia ou poder, Ele é uma Pessoa.
A. A Personalidade do Espírito Santo
Outra prova irrefutável que o Espírito Santo possui personalidade é fato de Ele manifestar atributos pessoais, podemos dizer que os três fatores fundamentais que formam a personalidade, mente, emoção e vontade são manifestos na pessoa do Espírito Santo.
“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” (Rm 8.27)
“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus…” (Ef 4.30)
B. Realiza a obra de uma Pessoa
São atribuídas ao Espírito Santo atividades pessoais.
1. Ele ensina –
Jo 14.26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
2. Ele testemunha –
Jo 15.26Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
3. Ele convence –
Jo 16.8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
4. Ele guia –
Jo 16.13Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Rm 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
5. Ele encoraja –
At 9.31Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo
6. Ele intercede –
Rm 8.26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
7. Ele testifica –
Rm 8.16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
8. Ele fala –
Ap 2.7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
9. Ele clama –
Gl 4.6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
10. Ele regenera –
Jo 3.6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
11. Ele dirige – At 8.29
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
12. Ele constitui –
At 20.28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
13. Ele chama –
At 13.2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
C. Como pessoa é possível que através de nosso relacionamento, nossas atitudes exerçam grande influencia sobre Ele, por exemplo:
Ef 4.30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Is 63.10 Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
At 7.51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
At 5.9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
1 Ts 5.19 Não extingais o Espírito.
Hb 10.29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Mt 12.32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
D. Possui titulo de uma pessoa
No Novo Testamento que foi escrito na língua grega, são usados pronomes masculinos, que foram traduzidos por um pronome português apropriado. Em João 15.26 podemos notar onde Cristo fala: “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a você da parte do Pai, ele testemunhará a meu respeito” (grifo nosso). Veja, Ele é tratado como Pessoa, como revela o uso do pronome masculino. Gloria a Deus não somos guiados por uma força fria e implacável, mas por alguém que conhece todas as curvas do caminho. (Rm 8.14).
Busquemos o ESPIRITO SANTO
A palavra de Deus nos anima que busquemos ardentemente o Espírito Santo
Zc 10. 1
PEDI ao SENHOR chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao SENHOR que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo.
Os 6.3
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasci o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra”.
Deus prometeu:
Joel 2.20-30
28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.